Make your own free website on Tripod.com
                                        CONDECORAÇÃO PÓSTUMA - LANDELL DE MOURA
                                        ORDEM DO MÉRITO DAS COMUNICAÇÕES
                                                   GRAU DE GRANDE OFICIAL
 

 
 
 

 

       Ao final da Império, em 1889, o Brasil destacava-se dentre os países dotados de expressiva malha de telecomunicações. Pela relevante gama de contribuições à causa das comunicações no Brasil, em fase precursora, Dom Pedro lI foi homenageado pelo Governo Federal (l982) tendo sua efígie cunhada no reverso das medalhas da <<Ordem do Mérito das Comunicações>>.

I. Instituição da Ordem Pelo Decreto no 87.009 de 15 de março de 1982 instituia-se a Com Ordem Honorífica denominada <<Ordem do Mérito das comunicações>>, galardoando personalidades nacionais e estrangeiras que, por serviços relevantes prestados às comunicações, se tenham tornado merecedoras dessa distinção.

A Ordem do Mérito é distribuída atendendo cinco classes de detentores; grã-cruz. grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.

O Presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem- os Ministros de Estado das Comunicações (Chanceler da Ordem), das Relações Exteriores, da Educação e Cultura, o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas e o Secretário-Geral do Ministério das Comunicações integram o Conselho da Ordem, que se reune anualmente durante o mês de janeiro, atendendo à pauta a ele cometida pelo Regulamento.

II. Da Condecoração A insígnia da Ordem é constituída por um círculo facetado em cinco partes. em metal dourado, com aberturas côncavas formando um perfil estilizado da copa de uma antena e trabalhado em traços retos, paralelos concêntricos e em relevo. Descansa sobre o mesmo um estrela de cinco pontas esmaltada em azul e filetada em metal dourado, sobrepujada por um círculo do mesmo com a legenda <<Mérito das Comunicações>> e no centro, a figura de uma antena com o símbolo das Comunicações, igualmente em metal dourado. No reverso, a efígie de <<Dom Pedro lI>>, de perfil, com legenda no exergo. A condecoração é pendente de um ramo de café em metal dourado.

As insígnias com as classes, graus, miniaturas, rosetas e barretas têm a forma, dimensões e cores estabelecidas por desenhos constantes do Regulamento.

III. Agraciamento Inicial A Título Póstumo, por ato do Sr. Presidente da República, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem, foram admitidos-. - no Grau de Grã-Cruz: o Imperador Dom Pedro II, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

O Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, o Professor Edgard Roquette Pinto;

- no Grau de Grande Oficial-. o Padre Roberto Landell de Moura, O gen Bda Pedro Leon Bastide Schnneider, O Ministro Carlos Furtado Simas e o Embaixador Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello;

- no Grau de Comendador: os Coronéis Eduardo Souza Goes e Hélio Gomes do Amaral. os

Senhores Oscar Moreira Pinto, Edgar Proença. Amaldo Balvé, João Batista do Amaral e Landell de Moura.

Sailes, O gen. Bda. Rubens Rosado Teixeira;

- no Grau de Oficial: o CMG José Gulão Neto, os Eng. Eudes Barreto Freitas, José Paulo Viana,

João Victorio Pareto Neto e Pedro Renault Castanheira, o Dr. Clemens Hugo Kircher.

Em 17 de maio de 1984. foram agraciados com os diversos graus da Ordem 284 personalidades, em solene cerimônia realizada no Ministério das Comunicações.
 

EN EL AIRE LA LUZ QUE HABLA - OTTO ALBUQUERQUE

EN EL AIRE LA LUZ QUE HABLA - OTTO ALBUQUERQUE


 

EN EL AIRE LA LUZ QUE HABLA OTTO ALBUQUERQUE

               Palavras Proféticas de Landell de Moura:
 

Ao ter requisitado do Presidente da República do Brasil, Rodrigues Alves, após seu retorno dos Estados Unidos já com suas patentes conseguidas no U.S.Patent Office - (Wireless Telephone, Wave Transmitter e Wireless Telegraph), dois navios para fazer demonstração de seus aparelhos, o enviado do presidente quiz saber de Landell qual a distância que os navios deveriam guardar um do outro:

"Quantas milhas Reverendo? - Respondeu o cientista:  As que quizerem ou puderem, afirmou com decisão : Os meus aparelhos podem estabelecer comunicação com quaisquer pontos da terra, por mais afastados que estejam uns dos outros. Isto, presentemente, por que FUTURAMENTE, servirão até mesmo para COMUNICAÇÕES INTERPLANETARIAS."

 

Retornar à página principal