Make your own free website on Tripod.com
O BUSTO DE LANDELL  NA SEDE DA LABRE - SÃO PAULO
 
Foto extraída da Revista Elos - Fevereiro de 1988
 
Busto de Landell - Foto de Luiz Netto
O busto do Padre Roberto Landell de Moura, foi fundido sob os auspícios do  Elos Clube do Porto - Portugal - Júlio Giraldes foi seu autor. Foi um oferecimento da comunidade radioamadora portuguesa da cidade do Porto - Portugal à cidade de São Paulo. Este busto esteve por muito tempo localisado nos baixos do MASP - Múseu de Arte de São Paulo. O radioamador MURILO DE SOUZA REIS, PY2 - AJN - um dos biógrafos de Landell, que escreveu junto com ARNALDO NASCIMENTO, um engenheiro e radioamador portugues o livro " SUBSÍDIOS PARA SALDAR UMA DÍVIDA", foi quem o trouxe para São Paulo, sob os auspícios da companhia de aviação -  VARIG -.
 
Como todos sabem Roberto Landell de Moura é o Patrono dos Radioamadores Brasileiros e já fazia algum tempo a comunidade radioamadora de São Paulo reclamava que o busto fosse transladado para a sede da Labre - São Paulo e isto agora será concretisado com a intermediaçao do Dr. Murilo Souza Reis, a pedido do Presidente da Labre - São Paulo. No último dia 04 de Outubro o busto foi transladado para a sede da Labre em São Paulo, com a presença de PY2 BLE, Bernardo Levino dos Santos, Presidente -  Bruno Nigro - (PY2PI) - (Conselheiro), o labreano Wagner, o Luciano, o PU2 KCN, Julian, com a colaboração do Luís que colocou seu veículo para o translado da peça de 65 kg. A reinauguração está prevista para o dia 05 de Novembro de 2001, dia do Radioamador,às 13:00 horas na sede da Labre - São Paulo e está previsto também uma solenidade na Assembléia Legislativa de São Paulo, às 10:00 horas, homenageando os radioamadores.
 
Um fato muito importante que ocorre exatamente na Semana Landell de Moura em São Paulo, 5 a 11 de Novembro, uma perene homenagem ao homem que foi o primeiro que transmitiu a palavra humana articulada através do espaço, antes de Marconi, em 1893 entre dois pontos na cidade de São Paulo - Os altos do bairro de Santana e os altos da Avenida Paulista. Como se recorda Landell não só transmitiu a palavra humana articulada através de seu aparelho transmissor de ondas, como também através de seu telefone sem fio, cuja onda portadora era uma onda de Luz.- Landell obteve tres importantes patentes no U.S.Patent Office - nos Estados Unidos
Wave Transmitter - Wireless Telephone - Wireles Telegraph, em 1904.
 
 
O Dr. Murilo Souza Reis - PY2 AJN em seus afazeres moduladores... QSL?
Repare à altura da metade da foto à esquerda um minibusto de Landell.
 
CIDADE DO PORTO - PORTUGAL
 
Ponte D. Luiz que liga a cidade do PORTO à VILA NOVA DE GAIA
Fonte:  Folhetos de Guia Turística
 
 
Praça da Liberdade - Porto - Portugal
Fonte: Folhetos de Guia Turistica
Vê-se no meio da Praça a estátua de D. Pedro IV, o nosso D. Pedro I
Retornar à página principal